sábado, 11 de setembro de 2010

Soninho tranquilo dos bebês


Dormindo a noite toda

1. Faça do sono uma prioridade
A qualidade do sono é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. Bebês que não dormem direito liberam mais hormônio do estresse, o cortisol, que os faz acordar mais durante a noite, criando um círculo vicioso de ainda mais estresse e cansaço pra todo mundo. E isso só piora quando a criança cresce.


2. Estabeleça uma rotina
Crie bons hábitos de sono desde cedo. Bebês que já têm uma rotina de ir pra cama com 12 semanas de vida vão dormir melhor mais tarde.


3. Coloque na cama acordado
Embalar, aconchegar e dar mamadeira pode até fazer seu filho dormir agora, mas, a longo prazo, o resultado não é tão bom. Sem perceber, você o está treinando para precisar de “muletas” que o façam pegar no sono, como o peito, a mamadeira, o embalo, a chupeta. Quanto mais cedo você ensiná-lo a dormir por conta própria, mais cedo ele vai aprender a se acalmar sozinho quando acordar no meio da noite.


4. Faça uma massagem
Saiba que massagear seu filho regularmente diminui o choro e a frequência de doenças.


5. Entenda a fome da madrugada
Bebês que mamam no peito acordam com mais frequência à noite. Isso acontece, em parte, porque eles ficam com fome mais rápido (o corpo digere com mais eficiência o leite do peito). Claro que isso não deve ser motivo para desmamar a criança. O importante, mais uma vez, é que seu filho aprenda a dormir sozinho, sem depender do peito. Uma maneira de conseguir isso é amamentá-lo e tentar colocá-lo no berço ainda acordado.


6. Hora certa pra dormir
O truque de atrasar a hora de colocar o bebê para dormir com o objetivo de fazê-lo acordar mais tarde não funciona. Isso acontece porque, graças ao ciclo circadiano (período de aproximadamente 24 horas no qual se baseia o nosso ciclo biológico), bebês são programados para se sentirem sonolentos e dormirem cedo – entre 17h30 e 18h30. Se você enrolar e deixar o estado sonolento passar, o corpo luta contra a fadiga, produzindo estimulantes químicos. “Seu bebê começa a ficar ligado – aí é mais difícil de pegar no sono e continuar dormindo”, diz o dr. Weissbluth. Se 17h30 parece cedo demais, principalmente para os pais que trabalham, tente colocá-lo na cama até as 19h ou, no máximo, 20h.


7. Apague a luz
Tente eliminar todas as fontes de luz que podem estar atrapalhando o sono de seu filho. Até luzinhas pequenas e aparentemente insignificantes podem interferir na produção de melatonina pelo corpo. Mas não precisa deixar a criança no breu total, caso ela tenha medo do escuro. Você pode usar uma luz noturna ou até deixar a luz do corredor entrar pela fresta da porta, principalmente para crianças ansiosas. O que prejudica é a luz de um monitor de computador ou da tela da televisão, que é muito estimulante. Dra. Kim West, ensina uma outra técnica: sente-se ao lado do berço de seu filho e conforte-o até ele dormir. Isso vale para a noite, a hora da soneca e todas as vezes que ele acordar de madrugada, por três dias. A cada dia, afaste a cadeira um pouco mais, até chegar o dia em que você já estará na porta, só sussurrando pela fresta aberta. Em pouco tempo, o bebê estará dormindo como um anjo, ela garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário