sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Excessos e abusos das propagandas de alimentos

Ministério da Saúde quer melhorar a alimentação das crianças.
Pesquisa mostra que, no Brasil, predominam propagandas de alimentos com alto teor de gorduras, sal e açúcar.
 O Ministério da Saúde está preocupado com a qualidade da alimentação de crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, financiou uma pesquisa nacional para detectar qual o perfil da publicidade nesse setor. Dados preliminares mostraram que os alimentos mais ricos em gorduras, sal e açúcar são os que mais têm espaço nas revistas e televisões. “Pretendemos fazer uma mudança de hábito em relação ao consumo desses alimentos. A alimentação do brasileiro está se tornando problemática."
 A propaganda incentiva o consumo de alimentos que nem sempre são essenciais ou fazem bem para a nossa saúde como alimentos ricos em gordura, sal e açúcar. Ao contrário disto, tornou-se menos comum vermos propagandas que estimulem o consumo de verduras, legumes, feijão, frutas e outros alimentos saborosos e ricos em nutrientes.
 A propaganda não está somente na televisão, mas também em revistas, Internet e até mesmo, nas próprias escolas. Os valores sociais importantes que precisam ser levados em conta, como a proteção à saúde, são muitas vezes extintos dos anúncios. Uma alimentação pouco sadia pode resultar em sobrepeso e obesidade, podendo acarretar problemas no futuro da saúde da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário