quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O QUE É ALERGIA AO LEITE DE VACA?

É uma reação adversa ao componente protéico do alimento e envolve o mecanismo imunológico. As substâncias que causam essa reação anormal no sistema imunológico são chamados alérgenos. A alergia à proteína do leite de vaca é resultante da sensibilização do indivíduo a uma ou mais proteínas do leite de vaca. Essas proteínas são absorvidas através da mucosa intestinal permeável, desencadeando assim uma reação imunológica.

Quais são os sintomas?



As manifestações da alergia ao leite de vaca são muito variáveis podendo acometer vários órgãos, sendo a pele, o trato digestivo e o trato respiratório, os mais envolvidos. Os principais sinais e sintomas resultantes da alergia alimentar são: dor abdominal, diarréia, vômitos persistentes, reações gastrointestinais, anafilaxia.

Como é diagnosticada?


O diagnóstico deve ser feito com base em:
a) Anamnese completa, na qual se valoriza a história alimentar da criança, principalmente o momento da introdução do alérgeno em questão. Deve-se tentar resgatar com a família se os sintomas coincidem com a introdução do leite de vaca e valorizar os antecedentes da criança quanto à presença de outras alergias, além de investigar alergia em outros membros da família.

b) Exame físico: pode evidenciar anemia, lesões de pele e outros sinais conforme as manifestações clínicas predominantes.


c) Exames laboratoriais: a solicitação de exames laboratoriais depende do mecanismo envolvido.

Como é o tratamento?


O tratamento consiste em eliminar o leite de vaca e também todos os seus derivados da dieta do paciente. O leite deve ser substituído por fórmulas à base de proteína extensamente hidrolisada (hidrolisados protéicos), fórmulas à base de soja e à base de aminoácidos, consideradas as únicas não alergênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário