segunda-feira, 23 de maio de 2011

PRATO COLORIDO E SAUDÁVEL


Além de atraente para as crianças, uma refeição colorida fornece a seu filho o mix de diversos nutrientes importante.
Um prato colorido é muito mais que bonito: trata-se de uma ótima maneira de envolver seu filho com os alimentos, brincando de fazer uma montagem alegre. As crianças entram no clima, adoram, e as mães adoram mais ainda, já que, na balança nutricional, um prato colorido equivale a uma alimentação saudável. A cor dos alimentos indica substâncias importantes para o organismo, como vitaminas e sais minerais. Por isso, quanto mais colorido, maior o valor nutricional da refeição.

Cores amarelas ou alaranjadas indicam a presença de betacaroteno, pigmento fundamental para a manutenção de tecidos e cabelos; já os alimentos avermelhados contêm licopeno, que age como um antioxidante. Os brancos são fontes de cálcio e de potássio, minerais que contribuem para a formação e manutenção dos ossos; Alimentos marrons: são ricos em fibras, por isso ajudam no funcionamento do intestino. Pretos ou azulados esses alimentos retardam o envelhecimento e neutralizam algumas substâncias cancerígenas presentes no organismo. Os verdes contêm clorofila um excelente energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege cabelo e pele e tem efeito anticancerígeno.

Estimule seu filho, desde cedo, a fazer escolhas coloridas quando for montar seu prato.
Para obter um cardápio colorido, boas sugestões são fazer uma salada de frutas variadas, que inclua uva, morango e kiwi; na salada, juntar beterraba, cenoura, alface e tomate; no lanche de presunto com queijo, acrescentar fatias de pepino; e, no preparo da gelatina, trocar água por leite batido com fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário