sexta-feira, 16 de julho de 2010

Contaminação dos alimentos

Existem três grupos de microorganismos que são bactérias, vírus e fungos.
As bactérias são seres microscópios que precisam do homem para ter vida própria, precisam do ambiente adequado para se multiplicarem, tais como calor, água, alimentos que tenham algum teor de água e que sejam ricos em proteínas (alimentos de origem animal).

Bactérias benéficas: são as fermentadoras. Ex: fermentação da uva em vinho, malte em cerveja, acidificação do leite em iogurte e do leite em queijo.

Bactérias nocivas: são as aquelas que colocam em risco a vida e a saúde do homem.

Vírus: são microorganismos que não possuem vida própria e precisam estar dentro da célula do homem e do animal para se reproduzirem, precisam infectar um ser vivo. Ex: hepatite transmitida por alimentos.

Fungos: possuem vida própria e são divididos entre bolores e leveduras (morrem após o congelamento e acima dos 45ºC).
É importante salientar que tanto os alimentos crus como os que já sofreram processo de cozimento (cocção) são capazes de sofrer contaminação.

Para evitar a multiplicação bacteriana, o alimento devera manter-se a uma temperatura superior a 65ºC ou abaixo de 5ºC. Deverá ser porcionado e resfriado rapidamente com auxilio de gelo. Para que haja segurança, este devera manter-se no fogão ou na geladeira. Nunca deixado na temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário